quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Histórias populares como base de pensamento

Mais uma fonte de conhecimento chinês. Leitura rápida e rica. Um passeio pela cultura popular chinesa e a descoberta de como contos populares simples constroem uma base peculiar de pensamento. Na sinopse há uma explicação de que as fábulas são histórias transmitidas oralmente pelo povo, as quais um escritor/filósofo/pensador decide - ou é escolhido para - transcrevê-las com seu toque pessoal e eternizá-las na cultura nacional. 

O livro não reúne somente fábulas; há também parábolas e apólogos. Cada texto tem uma mensagem moral a ser passada que, por vezes, pode ser diferente daquela a qual o autor quis passar. Não existe interpretação certa ou errada, existe a mensagem semiótica/semântica (de significados/sentidos) a qual o texto "fala" com o leitor. 


É um livro recomendado para todas as idades. É um tipo de leitura que acharia muito válido ser tratada em sala de aula, em algum momento entre o colegial e a faculdade. As interpretações trazem reflexões e abrem a mente. Para mim foi inevitável fazer marcações durante cada um dos textos e evidenciar a mensagem que eu interpretei ser passada. Nota 8.

Um comentário:

  1. Legal seu blog.
    Assim como você, também sou apaixonado pela cultural oriental.
    Anotei os livros que você comentou.
    Agora é só correr atrás.
    Comprei mês passado o livro " Livro vermelho de Mao''. Você já o leu?
    Me mande um e-mail
    kleoh@bol.com.br

    ResponderExcluir