terça-feira, 14 de abril de 2015

Uma experiência literária renovadora



Por Júlia Martins

Mil Tsurus é um dos títulos menos conhecidos de Yasunari Kawabata, mas sinceramente me interessei pelo nome e a sinopse me pareceu interessante, então decidi começar minhas leituras desse escritor japonês tão renomado por esse livro. Essa é a história de um rapaz japonês, Kikuji, que aceita o convite de uma ex-amante de seu pai, Chikako Kurimoto, para participar de uma cerimônia de chá.

Lá encontra uma outra ex-amante de seu pai, a viúva Ota, e acaba se envolvendo com essa mulher mais madura, enquanto Chikako tenta arranjar um casamento de Kikuji com uma jovem de boa família e se intromete bastante em sua vida.

Cerimônia do chá japonesa (Foto: Margaretpage.com)
O mais interessante do livro não é a história em si, mas a apresentação que Kawabata nos faz de uma das mais antigas tradições japonesas, a cerimônia do chá. Ele nos mostra toda a importância social desses eventos, como funciona o ritual e a importância das peças utilizadas para servir o chá.

O que mais me encantou foi a sutileza dos detalhes envolvendo os elementos da cerimônia, em particular as cerâmicas utilizadas pelas famílias, e a forma delicada com que ele demonstra os sentimentos de seus personagens por meio da relação com as cerâmicas empregadas no ritual. O livro, para nós do ocidente, parece estar em outro ritmo, mais lento e minucioso, o qual me trouxe uma experiência de leitura nova, renovadora.

Para mim, que tenho um grande interesse na cultura japonesa, o livro foi muito enriquecedor e só aumentou meu interesse nessa cultura milenar, que tem tanto a nos ensinar. Minha vontade é comprar toda a coleção dos livros lançados de Kawabata no Brasil e imergir mais profundamente nesse outro mundo fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário