segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Histórias singulares de pessoas comuns


O escolhido foi você, de Miranda July, reúne entrevistas da autora com pessoas comuns e reais, e por isso complexas e fascinantes, escolhidas por meio do periódico semanal gratuito de classificados PennySaver. Os que ainda resistiam à internet, mesmo em 2009, recorriam a esse meio de comunicação para anunciar objetos diversos que gostariam de se desfazer. Entre os objetos estavam um secador de cabelo muito velho, uma jaqueta de couro surrada, peças de roupa indiana, girinos e Ursinhos Carinhosos. Por trás de cada objeto estavam pessoas com histórias de vida diversas, surpreendentes e até chocantes.

A ideia por essa busca sobre como viviam essas pessoas surgiu quando Miranda escrevia o roteiro de seu filme O Futuro (2011), o qual ela também era protagonista. A autora buscava inspiração para o contato de um de seus personagens com pessoas aleatórias, batendo de porta em porta, num momento em que ele larga tudo e vai vender mudas de árvores num gesto de devoção e fé ao planeta. 

Miranda, após diversas entrevistas, começou a não ver sentido no trabalho com o PennySaver, o qual oferecia US$50 por cada entrevista. No entanto, sua última experiência foi transformadora, pessoal e profissionalmente para ela. Joe, um senhor de 81 anos, sendo casado há 62, vendia cartões que ele mesmo fazia com colagens e poemas sujos. Sua trajetória, sua paixão, sua sabedoria inspirou de tal forma, que o próprio personagem da vida real foi convidado para compor o elenco do longa-metragem.

A autora não deixa de lado sua sinceridade durante a escrita, para isso taxa alguns de seus entrevistados como feios, mal vestidos, além de relatar que jogou a salada de frutas feita pela vendedora de gatos para ela e sua equipe fora. Também, algumas memórias da vida de Miranda são relatadas no decorrer das entrevistas, como o passado em que ela tinha uma namorada, roubava e temia seu próprio futuro incerto. As entrevistas foram bem superficiais, creio que por ser muito material gravado e pouquíssimo aproveitado. Uma excelente ideia, mas não tão bem executada. Nota 8.

Assista abaixo o trailer oficial de The Future (2011):


Nenhum comentário:

Postar um comentário