segunda-feira, 18 de maio de 2015

O rei dos detetives e o vale do terror



O vale do terror, de Sir Arthur Conan Doyle, é uma aventura protagonizada pelo detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes. A história foi publicada pela primeira vez na Strand Magazine, entre setembro de 1914 e maio de 1915, na forma de folhetim e perpetuou nos séculos seguintes. 

Após uma mensagem enigmática sobre um possível assassinato, nosso investigador recebe a confirmação de que ele foi consumado. Muitas pistas e suspeitos, com desfecho surpreendente, embora essa seja só a primeira parte do mistério.

O primeiro crime, ao ser analisado, nos leva direto ao Vale Vermissa, nos EUA, onde uma sociedade secreta, os maçons da Ordem dos Homens Livres, tinha controle absoluto da mineração local, cobrando altos impostos das indústrias exploradoras. Eles não mediam esforços para eliminar qualquer um que se pusesse em seu caminho. Até a polícia temia o grupo. A situação só muda com um visitante inesperado no vale e seu plano de reverter o quadro local.

Um crime está intrinsecamente ligado ao outro. A solução de um tem base histórica no outro. Um romance que encaixa perfeitamente os elementos de suspense, mistério e ação, à altura da inteligência de Holmes. O professor Moriarty, grande rival do detetive, tem espaço na trama, citado por seu vasto poder. Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário