quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O primeiro balão que cruzou a África



Cinco semanas em balão é a primeira obra do grande escritor francês Julio Verne, publicada em 1863. Em época de grandes descobertas, o inglês Dr. Samuel Fergusson decide projetar um balão para atravessar a África de leste a oeste (Zanzibar a Senegal). Ele é aclamado pela Sociedade Geográfica de Londres, decidindo partir com seu criado Joe Wilson e seu grande amigo, o caçador Dick Kennedy.

O caminho dos primeiros exploradores baseia o roteiro da viagem, porém nenhum deles conseguiu ir muito longe por via terrestre. Por sua vez, a genialidade do balão é notável, já que o sistema de aquecimento com maçarico e dilatação do combustível permite subir e descer, ultrapassando obstáculos e ancorar em lugares convenientes.

Durante a jornada, muitos perigos se apresentam para os aventureiros, como animais selvagens diversos, tribos canibais e a longa jornada sem água no deserto. Com criatividade e sorte, todas as adversidades vão ficando para trás, deixando transparecer as paisagens incríveis do continente. Devido aos parcos recursos da época, um diário de bordo e desenhos do local eram utilizados pelo Dr. Fergunsson para registro.

Vale ressaltar que Júlio Verne não conheceu a África antes de escrever o livro, de modo que tudo partiu de seu imaginário. Um grande livro clássico, muito divertido e rico. Uma aventura repleta de curiosidades geográficas, físicas e químicas (às vezes as descrições dos componentes do balão chegaram a ser até exaustivas), mas é muito legal se transportar para um lugar fantástico dentro de um balão. Recomendo muito. Além deste, já li A volta ao mundo em 80 dias e também gostei, por isso tenho vontade de ler mais obras do autor. Nota 8.

*Minha edição é portuguesa, impressa na Espanha, de capa dura. Peguei uma baita promoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário