Portanto, para esse desafio, estou também tentando utilizar ao máximo os livros que tenho na minha estante e alguns emprestados do Ramon. Alguns que eu li no início desse ano já estão valendo, por se encaixarem em alguma categoria. Deixarei o link respectivo aqui embaixo, vamos lá:
1- Um livro policial: O cachorro amarelo - Simenon
Esse é um dos três livros que ainda não tenho, portanto só irei ler depois de junho. Ainda não li nenhum livro dele e estou muito curiosa, resolvi colocá-lo no desafio.
2- Um livro infantojuvenil: O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Não tenho muito interesse em livros infantojuvenis, até porque o único livro desta categoria que li nos últimos anos foi uma grande decepção: O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda. Então resolvi pegar um clássico que ouvi falar muito e de um autor que escreveu um dos melhores livros que li em minha adolescência, O dia do curinga.
3- Um livro de ficção científica: A mão esquerda da escuridão - Ursula le Guin
Comecei a ler ficção científica no ano passado, com Andróides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick e adorei. Comprei o livro da Ursula le Guin no ano passado e já estava muito a fim de ler, então entrou para o desafio.
4- Um livro escrito antes do século XX: Decameron – Boccacio
Essa categoria foi muito fácil, tenho vários livros escritos antes do século XX na minha estante e vários deles pretendo ler ainda este ano, escolhi Decameron pois já li e é um livro muito interessante. Em breve farei uma resenha no blog sobre ele.
5- Um livro de ensaios, artigos ou crítica literária: Seis passeios pelos bosques da ficção - Umberto Eco

6- Um livro que você já está querendo ler há mais de dois anos: Jakob Von Gunten - Robert Walser
Outra categoria muito fácil, tenho dezenas de livros que comprei há mais de dois anos e quero ler, escolhi esse do Walser pois já ouvi falar muito bem do autor.

Esse é outro livro que vou ter que comprar, mesmo tendo livros com protagonistas femininos na minha estante. Depois de ler algumas críticas sobre ele, fiquei muito interessada, principalmente por ser o oposto de seu conterrâneo Gabo, além de ter ficado tantos anos desconhecido para o leitor brasileiro, depois de junho começo a leitura.
8- Um romance africano: A varanda de frangipani - Mia Couto
Adoro literatura africana, e Mia Couto está entre meus autores preferidos. Tem vários outros autores que gostaria de conhecer, como Chimamanda Ngozi Adichie, Chinua Achebe e Teju Cole, mas mais uma vez tinha o livro na minha estante, então vou dar preferência para ele.
9- Uma peça de teatro: A santa Joana dos matadouros - Bertold Brecht
Outra categoria que tenho pouco costume em ler, mas os que já li gostei muito. Esse livro é o único de teatro que tinha em minha estante, então foi ele mesmo.
10- Um romance de realismo maravilhoso latino-americano: Do amor e outros demônios - Gabriel García Márquez
Livro maravilhoso que li no início do ano e por isso entrou na lista. Esse já tem resenha aqui.
11- Um livro que todo mundo diz que merece uma chance, mas você acha que não: Os Cus de Judas - António Lobo Antunes
Muita gente fala bem sobre os livros de António Lobo Antunes, e há alguns anos comprei esse livro, comecei a ler, não gostei nem um pouco e acabou abandonado na minha estante. Acabei ficando com uma má impressão dele, mas agora vou ver se essa opinião muda.
12- Uma biografia: Joseph Anton - Salman Rushdie
Outro livro muito bom que já li esse ano e tem resenha aqui.

Categoria que leio pouco mas sempre gosto dos que leio, esse foi indicado pelo Ramon.
14- Um livro que virou filme: Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
Adoro distopias, alguns de meus livros preferidos são 1984, de George Orwell e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, então quando vi que o livro do Bradbury já tinha virado filme, escolhi na hora, pois já faz tempo que gostaria de ler.
15 - Pastoral Americana: Ruído Branco - Don DeLillo
Já li Pastoral Americana, que achei (beijinho na ponta dos dedos) uma bosta - Kkkk. Então resolvi ler o do Don DeLillo, que é um autor que gostaria de começar a ler, apesar de ter um ranço com os escritores americanos atuais.
Bem, é isso, espero completar esse desafio. Se você gostou e quiser participar também, comente aqui embaixo os livros que quer ler e vá na página do Livrada para conhecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário