domingo, 22 de fevereiro de 2015

Desafio Livrada! 2015

Como muitos dos blogs e vlogs que acompanhamos estão participando do Desafio Livrada! 2015, resolvi participar também. Na verdade, eu e o Ramon estamos com um outro desafio, que é de não comprar nenhum livro até o dia dos namorados. Começamos em dezembro do ano passado e vamos ficar seis meses sem comprar nada, um baita desafio para quem é leitor, né? Então estamos aproveitando esse período para dar desovar os livros de nossas estantes, que está cheia de oportunidades!

Portanto, para esse desafio, estou também tentando utilizar ao máximo os livros que tenho na minha estante e alguns emprestados do Ramon. Alguns que eu li no início desse ano já estão valendo, por se encaixarem em alguma categoria. Deixarei o link respectivo aqui embaixo, vamos lá:

1- Um livro policial: O cachorro amarelo - Simenon
Esse é um dos três livros que ainda não tenho, portanto só irei ler depois de junho. Ainda não li nenhum livro dele e estou muito curiosa, resolvi colocá-lo no desafio.

2- Um livro infantojuvenil: O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Não tenho muito interesse em livros infantojuvenis, até porque o único livro desta categoria que li nos últimos anos foi uma grande decepção: O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda. Então resolvi pegar um clássico que ouvi falar muito e de um autor que escreveu um dos melhores livros que li em minha adolescência, O dia do curinga.

3- Um livro de ficção científica: A mão esquerda da escuridão - Ursula le Guin
Comecei a ler ficção científica no ano passado, com Andróides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick e adorei. Comprei o livro da Ursula le Guin no ano passado e já estava muito a fim de ler, então entrou para o desafio.

4- Um livro escrito antes do século XX: Decameron – Boccacio
Essa categoria foi muito fácil, tenho vários livros escritos antes do século XX na minha estante e vários deles pretendo ler ainda este ano, escolhi Decameron pois já li e é um livro muito interessante. Em breve farei uma resenha no blog sobre ele.

5- Um livro de ensaios, artigos ou crítica literária: Seis passeios pelos bosques da ficção - Umberto Eco
Esse com certeza é o maior desafio da lista para mim, não leio crítica literária, no máximo alguns artigos que vêm em edições caprichadas, principalmente da Cosac Naify. Mas como não seria desafio se fosse tudo fácil, escolhi esse do Umberto Eco que o Ramon me indicou e já tinha em sua estante.

6- Um livro que você já está querendo ler há mais de dois anos: Jakob Von Gunten - Robert Walser
Outra categoria muito fácil, tenho dezenas de livros que comprei há mais de dois anos e quero ler, escolhi esse do Walser pois já ouvi falar muito bem do autor.

7- Um romance com protagonista feminino: Viva a Música! - Andrés Caicedo
Esse é outro livro que vou ter que comprar, mesmo tendo livros com protagonistas femininos na minha estante. Depois de ler algumas críticas sobre ele, fiquei muito interessada, principalmente por ser o oposto de seu conterrâneo Gabo, além de ter ficado tantos anos desconhecido para o leitor brasileiro, depois de junho começo a leitura.

8- Um romance africano: A varanda de frangipani - Mia Couto
Adoro literatura africana, e Mia Couto está entre meus autores preferidos. Tem vários outros autores que gostaria de conhecer, como  Chimamanda Ngozi Adichie, Chinua Achebe e Teju Cole, mas mais uma vez tinha o livro na minha estante, então vou dar preferência para ele.

9- Uma peça de teatro: A santa Joana dos matadouros - Bertold Brecht
Outra categoria que tenho pouco costume em ler, mas os que já li gostei muito. Esse livro é o único de teatro que tinha em minha estante, então foi ele mesmo.

10- Um romance de realismo maravilhoso latino-americano: Do amor e outros demônios - Gabriel García Márquez
Livro maravilhoso que li no início do ano e por isso entrou na lista. Esse já tem resenha aqui.

11- Um livro que todo mundo diz que merece uma chance, mas você acha que não: Os Cus de Judas - António Lobo Antunes
Muita gente fala bem sobre os livros de António Lobo Antunes, e há alguns anos comprei esse livro, comecei a ler, não gostei nem um pouco e acabou abandonado na minha estante. Acabei ficando com uma má impressão dele, mas agora vou ver se essa opinião muda.

12- Uma biografia: Joseph Anton - Salman Rushdie
Outro livro muito bom que já li esse ano e tem resenha aqui.

13- Um livro reportagem: Corações Sujos - Fernando Morais
Categoria que leio pouco mas sempre gosto dos que leio, esse foi indicado pelo Ramon.

14- Um livro que virou filme: Fahrenheit 451 -  Ray Bradbury
Adoro distopias, alguns de meus livros preferidos são 1984, de George Orwell e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, então quando vi que o livro do Bradbury já tinha virado filme, escolhi na hora, pois já faz tempo que gostaria de ler.

15 - Pastoral Americana: Ruído Branco - Don DeLillo
Já li Pastoral Americana, que achei (beijinho na ponta dos dedos) uma bosta - Kkkk. Então resolvi ler o do Don DeLillo, que é um autor que gostaria de começar a ler, apesar de ter um ranço com os escritores americanos atuais.

Bem, é isso, espero completar esse desafio. Se você gostou e quiser participar também, comente aqui embaixo os livros que quer ler e vá na página do Livrada para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário