quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um retrato da Segunda Guerra em quadrinhos



MAUS apresenta a história verídica do pai judeu do quadrinista Art Spiegelman, por meio de suas lembranças do período vivido em Auschwitz. O diferencial do livro fica por conta da metáfora escolhida para representação dos personagens. Os judeus são ratos, os alemães nazistas são gatos, os poloneses são porcos e os americanos são cães.

Trecho do livro
É possível compreender, acompanhando os relatos do velho judeu, as transformações ocorridas na vida das pessoas na época da Guerra, o grande impacto das decisões de Hitler e, principalmente, as precárias condições de subsistência impostas aos judeus. Até a extrema avareza do contador da história tem sua base nas tristes experiências vividas. De repente todas as riquezas e posses foram tomadas, eles passar a ser tidos como lixo e têm que se esconder em bunkers (câmara improvisada e isolada, onde os judeus ficavam dias sem poder sair, sem ter o que comer ou beber), até sua descoberta pelos soldados, o trabalho forçado, a fome, a humilhação e a morte. Primeiro crianças e idosos são sacrificados, depois tantos colegas de trabalho.

O livro consegue mostrar a história pesada e sangrenta de uma forma clara e simples. Temos uma visão do confronto segundo um judeu. Ficamos revoltados, incomodados e incrédulos. 

A história é contada nas visitas que Art faz a seu pai, já muito debilitado. Após o fim da Guerra, a mãe do quadrinista, devido às perturbações vividas, comete suicídio, deixando o marido sozinho e amargurado. Enquanto a relação entre pai e filho se estreita um pouco, o período de vida do pai se encurta, mas não finda até acabarem os seus relatos. Uma excelente dica para fãs de quadrinhos e para os que gostam de compreender detalhes da história mundial. Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário