terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Um convite à reflexão com um toque de saudade



Por Júlia Martins

O último projeto de José Saramago é uma incursão ao mundo da produção bélica. As poucas páginas escritas que deixou já nos mostram o tom de crítica que faria neste livro, nos remetendo a tantos outros do autor. Além disso, ele se preocupa em criar uma relação bem humana entre seus personagens e trabalha um tema recorrente em seus livros, a burocracia. Por esse motivo me lembrei muito de seu romance Todos os nomes quando comecei a leitura.

José Saramago faleceu em 18 de junho de 2010 (Foto: Veja)
Alabardas, Alabardas é um livro triste. Uma história sem desfecho é sempre triste ou irritante, mas sabendo que aquele narrador querido nunca mais estará ali, que não finalizará aquele ou qualquer outro livro, nos deixa em um estado melancólico.

A verdade é que algumas pessoas não deveriam ter o direito de morrer nunca, incluindo nossos autores preferidos. José Saramago é o principal escritor que me sugou para o mundo da literatura após adulta, juntamente com Ítalo Calvino. Quando soube de sua morte, fiquei desconsolada - escrevi até um miniconto - e após terminar esse livro tive a mesma sensação.

Para aqueles que são fãs do autor português Alabardas, Alabardas é a leitura certa e deverá completar a coleção das obras de Saramago iniciada por Claraboia, seu primeiro livro. Para pessoas que não conhecem a obra do autor, existem diversos outros livros, completos, que são mais interessantes e que irão arrebatar aqueles que tiverem a paciência de enfrentar um livro sem muita pontuação e travessão nos diálogos. Eu digo, pela minha experiência, que Saramago sempre é uma leitura muito prazerosa.

O que seria uma alabarda? 
Alabarda (Foto: RuneScape Second)

Significado de alabarda, segundo o portal InfoEscola: uma arma medieval formada por uma haste comprida de madeira, terminada em um espigão de ferro atravessado por uma lâmina também de ferro, em formato de meia-lua, com um esporão do lado oposto. A alabarda é incluída na categoria de armas de cabo longo, que se tornaram mais conhecidas a partir do século XVI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário