quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Consciência crítica através do humor



Put some farofa, de Gregório Duvivier, reúne uma coletânea de textos que o autor escreveu para sua coluna na Folha de S. Paulo, esquetes para o canal humorístico Porta dos Fundos, além de escritos inéditos. A veia humorística está presente em todo o livro, bem como a crítica social e lições de vida, a exemplo do sobrinho do autor que aos cinco anos, com a perspectiva de pedir qualquer coisa ao Papai Noel, optou por um empadão.

A crônica que dá título ao livro teve grande repercussão na internet, até internacionalmente, retrata a situação do país no momento de sediar a Copa do Mundo, em 2014. Muita bagunça e costumes peculiares refletiam nossa condição frente aos olhares dos gringos.

A leitura é rápida e divertida. Como fã do Porta dos Fundos, reconheci as esquetes de muitos vídeos os quais já tinha assistido. Já havia lido muitas das crônicas da Folha também, contudo a releitura foi divertida. Creio que o livro é indicado para todas as idades, de forma que somos incutidos sobre a reflexão, por meio de uma linguagem fácil e atual, do momento em que vivemos política, social e culturalmente. Somos investimos da consciência crítica através do humor. Um bom presente de Natal. Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário