terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Hora da TAG: Como eu leio



Hoje vim aqui para responder mais uma TAG. A primeira pessoa que vi respondendo foi a Tatiana Feltrin, do canal Tiny Little Things. Copiei as perguntas do blog Estante da Nine, aqui.
Achei legal essa série de perguntas sobre nossa relação com a leitura, como descobrimos novos livros para ler e como o nosso gosto foi mudando ao longo do tempo. Vamos lá!

Perguntas:

Como você descobre sobre novos livros para ler?
Livro que me despertou o hábito da leitura
Indicação de vlogueiros que sigo, lançamentos de editoras que gosto, promoções em bienais, livros citados em outros livros, além de temas e autores os quais me interesso por tudo lançado.

Como você entrou nesse mundo da leitura?
Foi na 4ª série após a leitura de um livro sobre dois amigos, uma máquina do tempo e a Era dos dinossauros (creio que o livro era No tempo dos dinossauros, de Álvaro Cardoso Gomes). Li muito rápido e descobri como a leitura instiga a criatividade e possibilita muitas sensações. Após isso comecei a adorar as bibliotecas. Viciei nas séries e autores: Vaga-Lume, Monteiro Lobato, Harry Potter, Para Gostar de Ler, Sinal Aberto, João Carlos Marinho, Agatha Christie etc.

Como o seu gosto literário mudou com o passar do tempo?
Fui passando dos juvenis para os clássicos e dos clássicos para os livros reportagem. Hoje tenho um gosto variado. Tenho mais certeza do que não gosto (autoajuda, poesia [estou tentando insistir], best-seller sem temas relevantes) do que eu gosto. Apesar disso, tenho a regra de ler tudo o que ganho e compro; por isso a minha estante está cheia de livros por ler.

Com que frequência você compra livros?

Atualmente essa freqüência é baixa. Cerca de dez a doze livros por ano, aproveitando promoções e eventos literários. Tenho muitos livros não lidos em casa.

Como você entrou nesse mundo dos Canais/Blogs Literários?
Gosto de escrever sobre o que leio, compartilhar minhas impressões e pesquisar cada detalhe do livro. Após a leitura de Misto-quente, do Bukowski, não entendi a relação da capa da edição da L&PM Pocket com a história. Não se encaixava a cena ao texto e vagamente ao contexto. Pesquisando, descobri o canal Lido Lendo, onde a Isa falava sobre o livro. A partir daí descobri uma série de canais e blogs, os quais passei a acompanhar deste então.
Como você reage quando não gosta do final de um livro?
Fico um tempo deitado pensando em como o autor conseguiu estragar a história e em como ela poderia ter sido diferente, no meu gosto, claro. 

Com que frequência você espia a última página do livro pra ver o que acontece no final?
Sempre. Tinha mania de antes de começar a leitura sempre ler a última frase do livro. Consegui mudar isso, agora só faço às vezes. Embora, constantemente eu vá ao final para calcular quantas páginas faltam para o livro acabar.

Quem você vai marcar pra responder essa TAG?
Ninguém! Acho que todo o mundo já respondeu.

Se você quer conferir minhas respostas para a TAG Livros Young Adult (YA), clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário