quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Melhores livros de 2015


Por Júlia Martins

Como boa leitora e seguidora de alguns blogs, revistas e sites, adoro as listas de final de ano com os melhores livros. Por isso, vou fazer a minha também. Para a seleção, consultei minhas anotações feitas durante o ano, nas quais atribuo uma pontuação subjetiva dos livros que li. 

Este ano li 39 livros e aqui faço um parêntesis: A mão esquerda da escuridão, de Ursula Le Guin, é o responsável por eu não arredondar para o número botininho e imponente dos 40, pois estou tendo dificuldades para ler esse livro sem tirar sérios cochilos num panorama máximo de dez páginas. 

Lembrando que não são livros publicados neste ano, mas os livros que eu li. Na minha lista tem oito livros que dei nota máxima, e selecionei mais dois que bateram na trave, fechando os dez melhores de 2015:

10) A primeira história do mundo - Alberto Mussa
Essa já tem resenha no site, olha aqui!

9) A vítima silenciosa - Otto Lara Resende
Um livro que parece minha avó contando suas memórias de infância num interior bucólico, onde a simplicidade da vida e a inocência da criança que narra tornam esse livro apaixonante e delicado.

8) Cartas extraordinárias - Shaun Usher (Organização)
O nome diz tudo, cartas extraordinárias de histórias que encantam, fascinam, assustam, rememoram, ensinam, emocionam, alegram, entristecem, enfim, é um livro que nos traz um pouco de tudo em forma de cartas.

7) Do inferno - Alan Moore
Depois que li esse livro, virei fã de Alan Moore. Uma retomada histórica excepcional e um belo trabalho ficcional nas lacunas, vejam meus comentários neste post!

6) As Coisas - Georges Perec
Também escrevi sobre esse livro atualíssimo do francês Georges Perec aqui!

5) Três Sombras - Ciryl Pedrosa
Do meu ponto de vista, essa história é uma parábola linda sobre a inevitabilidade das perdas. Um dos melhores quadrinhos que já li, se não for o melhor.

4) Do amor e outros demônios - Gabriel Garcia Marquez
Gabriel Garcia Marquez é sempre certeza de boa leitura, minhas impressões ficaram registradas neste post!

3) Meus documentos - Alejandro Zambra
Li esse livro durante minha viagem ao Chile e foi uma das melhores experiências que já tive com leitura, já que o livro do Zambra quase todo se passa pelos ambientes do país, no qual se torna ele também um personagem. São contos que contam histórias que parecem ser de amigos e familiares.

2) Equador - Miguel Souza Tavares
Definitivamente uma história muito bem contada, para aqueles que amam ler e para os que não amam também, de não querer largar o livro. Vejam aqui!

1) O sol é para todos - Harper Lee
Com certeza um dos melhores livros que já li, não sei por que não fiz resenha, mas acho que é difícil descrever um livro quando criamos uma ligação com ele. Uma história para refletir sobre a crueldade dos preconceitos.

Faço também menção honrosa para: O brilho do amanhã, de Ishmael Beah; Lina Meruane com seu Sangue no olho; e Oblómov de Ivan Gontcharov. Foi difícil deixar eles de fora da lista.

Bem, essa é a minha lista, e qual é a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário