Por Júlia Martins
Como
boa leitora e seguidora de alguns blogs, revistas e sites, adoro as listas de
final de ano com os melhores livros. Por isso, vou fazer a minha também. Para a
seleção, consultei minhas anotações feitas durante o ano, nas quais atribuo uma
pontuação subjetiva dos livros que li.
Este
ano li 39 livros e aqui faço um parêntesis: A
mão esquerda da escuridão, de Ursula Le Guin, é o responsável por eu não
arredondar para o número botininho e imponente dos 40, pois estou tendo
dificuldades para ler esse livro sem tirar sérios cochilos num panorama máximo
de dez páginas.
Lembrando
que não são livros publicados neste ano, mas os livros que eu li. Na minha
lista tem oito livros que dei nota máxima, e selecionei mais dois que bateram
na trave, fechando os dez melhores de 2015:
10)
A primeira história do mundo -
Alberto Mussa
Essa
já tem resenha no site, olha aqui!
Um
livro que parece minha avó contando suas memórias de infância num interior bucólico,
onde a simplicidade da vida e a inocência da criança que narra tornam esse
livro apaixonante e delicado.
O
nome diz tudo, cartas extraordinárias de histórias que encantam, fascinam,
assustam, rememoram, ensinam, emocionam, alegram, entristecem, enfim, é um
livro que nos traz um pouco de tudo em forma de cartas.
7)
Do inferno - Alan Moore
Depois
que li esse livro, virei fã de Alan Moore. Uma retomada histórica excepcional e
um belo trabalho ficcional nas lacunas, vejam meus comentários neste post!
6)
As Coisas - Georges Perec
Também
escrevi sobre esse livro atualíssimo do francês Georges Perec aqui!
5)
Três Sombras - Ciryl Pedrosa
Do
meu ponto de vista, essa história é uma parábola linda sobre a inevitabilidade
das perdas. Um dos melhores quadrinhos que já li, se não for o melhor.
4)
Do amor e outros demônios - Gabriel
Garcia Marquez
Gabriel
Garcia Marquez é sempre certeza de boa leitura, minhas impressões ficaram
registradas neste post!
3)
Meus documentos - Alejandro Zambra
Li
esse livro durante minha viagem ao Chile e foi uma das melhores experiências
que já tive com leitura, já que o livro do Zambra quase todo se passa pelos
ambientes do país, no qual se torna ele também um personagem. São contos que
contam histórias que parecem ser de amigos e familiares.
2)
Equador - Miguel Souza Tavares
Definitivamente
uma história muito bem contada, para aqueles que amam ler e para os que não
amam também, de não querer largar o livro. Vejam aqui!
1)
O sol é para todos - Harper Lee
Com
certeza um dos melhores livros que já li, não sei por que não fiz resenha, mas
acho que é difícil descrever um livro quando criamos uma ligação com ele. Uma
história para refletir sobre a crueldade dos preconceitos.
Faço
também menção honrosa para: O brilho do amanhã,
de Ishmael Beah; Lina Meruane com seu Sangue
no olho; e Oblómov de Ivan
Gontcharov. Foi difícil deixar eles de fora da lista.
Bem,
essa é a minha lista, e qual é a sua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário